sexta-feira, 25 de junho de 2010

COMIDA E UM SONETO

Minha família tem um longo histórico de problemas de saúde. E quem não tem? Ainda mais nos dias atuais. Má alimentação, falta de exercícios físico, e ate o pessimismo - tendo comprovação cientifica que os otimistas são mais saudáveis - entre outros fatores que afetão o funcionamento saudável de nossos corpos.
Tá, eu confesso. Meu cardápio diário não é muito nutritivo, pode se dizer que sou uma anti-vegetariana. Vinicius de Moraes descreve nesse soneto exatamente este meu mal.

Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem maior aprouver fazer dieta.

Tenho uma irmã, mais velha e com um diploma de gastronomia. Vive chamando a minha atenção para os meus (maus) hábitos alimentares, mas não é só ela, tem a minha mãe, meu pai, e - cá pra mim- ate o meu cachorro!
Sempre tem aqueles que exageram na hora da refeição, e isso tem se tornado normal, mas não é! Caminhe, pratique algum esporte, a atividade física que for, só para garantir que o índice de calorias ganhas - naquele sanduiches hiper gostosos, fast foods, etc.- sejam gastos proporcionalmente, ou quase, trazendo mais varios outros problemas de saude.

Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas.

Propus-me um desafio: virar vegetariana ate 2012. Caso o mundo acabe neste ano, ao menos eu estaria saudável e feliz.
Mas ate lá eu continuo com minhas solitárias caminhadas, pipoca e Coca-cola, leite e Nescau acompanhado de pão com manteiga - sendo os últimos indispensáveis para o meu dia a dia - e lasagna. Ah! Como eu amo as massas.

Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro: dêem-me feijão com arroz

E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão.
Publicar postagem


- Jessy Beraldo

2 comentários:

Mateus Araujo disse...

bom, são 2 aninhos aí de sofrimento pra tentar SHUAASHASHUAHUSHUA
boa sorte! ;)

<3

Leonardo A. Margini disse...

Vinicius gênio